top of page

Alimentação Saudável para o Coração: Como a Nutrição pode ajudar na Hipertensão.




Nos últimos anos, a nutrição personalizada tem ganhado destaque como uma ferramenta poderosa no manejo de condições crônicas de saúde, incluindo a hipertensão.

 

Abaixo, algumas dicas gerais de como uma dieta pode ser benéfica para aqueles que buscam controlar a pressão arterial através da alimentação.

 

A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) é especificamente formulada para ajudar a controlar e reduzir a Hipertensão. Ela enfatiza a ingestão de alimentos ricos em potássio, cálcio, proteínas e fibras, que são conhecidos por ajudar na gestão da pressão arterial. Aqui estão alguns princípios básicos da dieta DASH:



1. Frutas e Vegetais: Consumir muitas frutas e vegetais, que são fontes naturais de potássio e fibras.

 

2. Grãos Integrais: Incluir grãos integrais na alimentação, como arroz integral, pão integral e massas integrais.

 

3. Laticínios com Baixo Teor de Gordura: Escolher laticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura, como leite desnatado e queijo cottage.

 

4. Carnes Magras: Preferir carnes magras (filé mignon, alcatra, patinho e lagarto), aves e peixes, reduzindo o consumo de carnes vermelhas.

 

5. Leguminosas e Nozes: Incluir leguminosas (como feijão e lentilhas) e nozes, que são boas fontes de proteínas e fibras.

 

6. Redução de Sódio: Limitar a ingestão de sal para ajudar a diminuir a pressão arterial.

Uma boa dica é fazer as preparações sem sal e depois colocar o sal por cima no prato pronto. Em média, a quantidade máxima recomendada por dia é de até 2 sachês de 1g de sal (mas isso pode variar). Capriche no tempero com ervas (alecrim, pimenta, salsinha, cebolinha, alho, cebola, páprica, cúrcuma).


7. Gorduras Saudáveis: Utilizar gorduras saudáveis, como azeite de oliva, em vez de gorduras saturadas ou trans.

 

8. Doces com Moderação: Consumir doces com moderação.

 

9. Álcool com Moderação: Se consumir álcool, fazê-lo com moderação.

 

10. Evitar: Sal, molho shoyo, molho inglês. Queijos em geral. Pão francês. Bolachas salgadas industrializadas. Enlatados em geral. Alimentos em conserva (palmito, pepino etc.). Bebidas Industrializadas. Embutidos em geral (mortadela, salsicha, linguiças). * Macarrão instantâneo (tipo miojo).

 

Essas dicas são gerais, mas, antes de iniciar qualquer nova dieta, especialmente para condições de saúde específicas como a hipertensão, consulte um médico ou nutricionista.



 
 
 

1 Comment


Boa noite !! Agradeço por me complementar, reciclar , relembrar, essas importantes informações, tenho formação técnica em nutrição de dietética e não paro de obter conhecimentos.... Obs : Em minha opinião você fez bem em trocar o Direito pela Nutrição, assim vc é muito mais útil a humanidade. Parabéns .

Like
bottom of page