Existem adoçantes mais “saudáveis” do que o açúcar refinado e adoçantes artificiais?
- matheusexcellencer
- 16 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

Sim! Existem várias opções naturais e saudáveis que podem adoçar a sua vida sem os efeitos negativos do açúcar refinado ou dos adoçantes artificiais.
Recentemente, a OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou uma diretriz alertando que não recomenda o uso de adoçantes como sacarina, ciclamato, sucralose e aspartame, para controle de peso ou para reduzir o risco de doenças crônicas não transmissíveis, em função do risco de efeitos indesejáveis potenciais em seu uso prolongado como de desenvolvimento doenças crônicas (diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares etc.).
É certo que reduzir o consumo de açúcar e adoçantes artificiais é sempre uma decisão acertada para a prevenção de doenças e manutenção da saúde, e isso pode ser feito pela sua substituição por adoçantes com benefícios adicionais à saúde e/ou com baixo índice glicêmico, como as opções abaixo:
Mel: Um clássico rico em antioxidantes, perfeito para adoçar chás e iogurtes. Porém é preciso lembrar que o mel ainda é alto em calorias.
Xilitol, Maltitol e Eritritol: Com sabor semelhante ao açúcar e menos calóricos, são ótimos para receitas de forno. Lembrando que algumas pessoas relatam desconforto com o uso do xilitol, principalmente quando consumido em grandes quantidades.
Taumatina: proteína extraída de uma fruta, com zero caloria e zero índice glicêmico, mais doce que o açúcar refinado.
São inúmeros os benefícios desse novo hábito:
1. Controle do Nível de Açúcar no Sangue: Adoçantes como o Eritritol e o Manitol têm um baixo índice glicêmico, o que significa que eles não causam picos de açúcar no sangue, sendo uma ótima opção para quem se preocupa com a manutenção da saúde.
2.Calorias Reduzidas: O Xilitol e o Eritritol possuem menos calorias que o açúcar refinado, ajudando no controle de peso.
3. Saúde Bucal: Xilitol e Eritritol são conhecidos por não causarem cáries, ao contrário do açúcar refinado. Eles até ajudam a reduzir a placa bacteriana, promovendo uma boca mais saudável.
4. Versatilidade: Estes adoçantes podem substituir o açúcar refinado em igual proporção, mantendo o sabor doce tão apreciado.
Assim, esses adoçantes naturais podem ser ótimos aliados na sua jornada por uma alimentação mais saudável e equilibrada, porém é preciso lembrar da importância do consumo de qualquer tipo de adoçante com consciência e moderação.
Sempre que possível, consuma frutas ao invés de qualquer tipo de adoçante (inclusive os naturais). As frutas, apesar da frutose, possuem fibras, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes que são altamente benéficos para a saúde e reduzem o risco de doenças crônicas.
Para pessoas com condições de saúde específicas, como diabetes ou quadros de resistência à insulina, é sempre aconselhável consultar um profissional de saúde qualificado antes de fazer alterações significativas na dieta.
Comments