top of page

O que são Fitoquímicos

E como eles podem te ajudar na manutenção da saúde e prevenção de doenças




As plantas em geral (incluindo os grãos, especiarias, hortaliças, leguminosas e folhas de chás) possuem milhares de produtos químicos naturais chamados fitonutrientes ou fitoquímicos, que ajudam a protegê-las de germes, fungos, insetos e outras ameaças.


A grande maioria desses compostos bioativos também são muito benéficos ao organismo humano, contribuindo na manutenção e na promoção da saúde.

Dentre suas principais propriedades, destaca-se a capacidade antioxidante desses compostos, que evita que os radicais livres prejudiquem as nossas células através da oxidação celular.


Ao ingerirmos esses alimentos seus fitoquímicos neutralizam os radicais livres presentes no nosso corpo e combatendo o estresse oxidativo.


Mas afinal de contas o que são os radicais livres e por que são tão prejudiciais?




Radicais livres são moléculas reativas produzidas tanto por toxinas no ambiente quanto através de processos corporais normais, como o próprio processo de respiração celular. Se presentes de forma isolada no organismo essas moléculas podem c


ausar grandes estragos como envelhecimento celular e danos ao DNA, que podem ser precursores de diversas doenças, inclusive o câncer.


O desenvolvimento de várias das formas mais comuns de câncer resulta de uma interação entre fatores endógenos e ambientais, sendo a dieta o principal deles.


Existem muitos estudos científicos que comprovam que pessoas que seguem dietas adequadas, à base de plantas e ricas em fitonutrientes, têm menor risco de doenças crônicas como hipertensão, síndrome metabólica, diabetes tipo 2, câncer e maior expectativa de vida.

Como se não bastassem todos esses benefícios, os fitonutrientes também ajudam na regulação do nosso sistema imunológico e atuam como agentes antimicrobianos, reduzindo as chances de bactérias ou vírus causarem doenças em nosso organismo.




No campo da epigenética, acredita-se que os fitonutrientes sejam capazes de ativar genes anti-inflamatórios e silenciar genes pró-inflamatórios através de complexos mecanismos de metilação.

Existem mais de 25.000 fitonutrientes encontrados em alimentos vegetais, e muitos deles conferem às plantas sua pigmentação e sabor característicos. Os fitonutrientes são divididos em classes, que incluem:



Fonte: Liu, R. H. 2004. Potential synergy of phytochemicals in cancer prevention: Mechanism of action. The Journal of Nutrition . Doi: 10.1093/jn/134.12.3479S.

Saiba para que serve cada tipo de Fitonutriente


Elaboramos uma Lista didática onde você encontra os principais compostos, alimentos fontes e respectivas propriedades:





Fitoquímico

Exemplos

Alimentos Fonte

Propriedades

Ácido elágico

Tipo de polifenol

Romã, framboesa, morango

Antioxidante, diminuição do colesterol, combate ao câncer (retarda o crescimento de células cancerígenas e ajuda o fígado a neutralizar produtos químicos causadores de câncer)

Carotenoides

Astaxantina, zeaxantina, betacaroteno, luteína e licopeno

Cenoura, laranja, abóbora, espinafre, tomate, goiaba, abacate

Antioxidadentes, saúde ocular, fortalecimento do sistema imune. Betacarototeno pode ser convertido em vitamina A

Cumarinas


Guaco, agrião, canela

Combate enfermidades do trato respiratório (ação broncodilatadora, expectorante, antiinflamatória e antialérgica)

Curcuminóides

Curcumina

Cúrcuma

Propriedades medicinais, redução da inflamação sistêmica, diminuição da dor muscular

Flavonoides

Flavonas, catequinas, antocianinas, isoflavonas

Maçã, cebola, uva,

gengibre

chá verde, amora, mirtilo, framboesa, jabuticaba, soja, linhaça, semente de girassol, cereais

Ricos em antioxidantes, os flavonoides ajudam a baixar a pressão arterial relaxando os vasos sanguíneos e promovendo uma boa circulação e podem melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro

Lignanas

Linhaça

Fitoestrógeno (proteção contra osteoporose e câncer de mama)

Organosulforados


Isotiacianatos, indol, compostos sulfurados alifílicos,glucosinolatos

Vegetais crucíferos, brócolis, couve de bruxelas, alho, cebola,

repolho,

couve-flor

Regulam a inflamação e as respostas ao estresse e têm sido associados à prevenção do câncer (os glucosinolatos desativam os carcinógenos e impedem a oxidação celular).

Resveratrol

Tipo de polifenol

Cascas de uvas escuras, mirtilo,

cacau,

amendoim, pistache

Suporte à saúde cardiovascular, controle do colesterol e LDL, prevenção de coágulos sanguíneos

Coma Colorido!

Uma dica prática para aumentar a ingestão de alimentos ricos em fitonutrientes é fazer sempre pratos coloridos.


Ingerir com regularidade uma variedade de alimentos à base de plantas de todas as cores do arco-íris garante que você esteja recebendo uma boa mistura desses compostos benéficos que contribuem para a prevenção de doenças crônicas, o fortalecimento do sistema imune e a melhora da saúde.





 
 
 

Comments


bottom of page